segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cadeias Aromáticas

Naftalina


Também chamados de arenos, os Compostos Aromáticos são hidrocarbonetos que possuem um ou mais anéis benzênicos.
Os arenos possuem a polaridade baixa, fazendo que sejam insolúveis em água, mas são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, etc.
Em condições ambientes esses hidrocarbonetos podem se apresentar na fase líquida ou gasosa. Existem em grande quantidade na natureza e são essenciais na indústria de inseticidas, de corantes, como solventes e para fabricar explosivos.
É preciso tomar cuidado com essa classe de compostos, pois alguns hidrocarbonetos aromáticos oferecem riscos à saúde, e alguns até são considerados cancerígenos.
Na indústria, por exemplo, existe o tolueno (metilbenzeno) que é muito perigoso. Ele é utilizado na produção de colas, popularmente conhecidas como cola de sapateiro, que infelizmente não são usadas só na fabricação de sapatos, são usadas também como drogas. A inalação dessas colas pode provocar náuseas, visão distorcida, excitação e, em estágio avançado, podem levar o indivíduo à depressão, alterações da fala e da audição e ficar com a coordenação motora debilitada.




Se você observar a estrutura acima vai notar a presença de um anel bem ao centro da molécula, este anel caracteriza todos os compostos aromáticos.Hidrocarbonetos Aromáticos possuem a cadeia carbônica fechada e apresentam um anel benzênico. Conheça a estrutura mais simples dessa classe de compostos:


Benzeno 


Naftalina

A presença de dois anéis benzênicos caracteriza o composto de fórmula C10H8

 Exemplo: Naftalina (A naftalina, quimicamente designada de naftaleno, é um hidrocarboneto aromático cuja molécula é constituída por dois anéis benzénicos condensados. Apresenta a fórmula molecular C10H8.)

Repare que as ligações insaturadas (duplas ligações) nos anéis benzênicos podem ser representadas tanto por traços como por um círculo ao centro.



http://www.youtube.com/watch?v=CljWfF0ppbI&feature=related
   Vídeo sobre as cadeias carbônicas



Alunos:Gustavo Martins e Fernanda Isaac
Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco
Professora:Miramar
Tema: Cadeias Aromáticas
:17 e 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário