segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Glicídios

Introdução

A classe dos glicídios (do grego glicos, "doce") é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese.
A importância dos glicídios é enorme. Apenas como exemplo, lembramos que a celulose está presente na madeira, em tecidos (algodão e linho), é matéria-prima na fabricação de papel, celulóide, celofane, algodão-pólvora, etc. O amido por sua vez é um alimento fundamental para os homens e animais. Os glicídios aparecem também nos chamados ácidos nucléicos, que são constituintes fundamentais das células vivas.

Definição de Glicídios

Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São também conhecidos como açúcares, sacarídeos (do grego sakkharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.

Classificação dos Glicídios

Os glicídios são classificados em:

Oses ou monossacarídeos, são os glicídios mais simples, que não se hidrolisam. Eles se dividem em:
* Aldoses: com função aldeído
* Cetoses: com função cetona

De acordo com o número de átomos de carbono podem ser:
Trioses: 3carbonos
Tetroses: 4 carbonos
Pentose: 5 carbonos, Ex. ribose, desoxirribose
Hexoses: 6 carbonos, Ex. frutose, galactose
Heptoses: 7 carbonos


Osídios, são os glicídios que se hidrolisam formando oses. Eles se dividem em:

*Holosídios: que através da hidrólise fornecem oses. Podem ser:
Dissacarídeos: são os açúcares que se hidrolisam, fornecendo duas moléculas de monossacáridios. 
Exemplo: Sacarose (principal açúcar presente na cana-de-açúcar) de fórmula C12H22O11 , a lactose, o açúcar do leite, constituído pela união de glicose e galactose; maltose, glicose + glicose.
Polissacarídeos são os açúcares que se hidrolisam, originando mais de duas moléculas de monossacárideos. 
Exemplo: Amido, celulose, de fórmula (C6H10O5)n. 

*Heterosídeos: que através da hidrólise fornece tanto as oses como outros compostos. 
Exemplo: Amidalina (semente de amêndoas amargas) 

Estrutura das oses

•Por convenção:
1.As fórmulas de projeção das oses são escritas com a cadeia carbônica na posição vertical e o grupo carbonila na parte superior da cadeia.
2.Quando a hidroxila do C mais afastado do grupo aldeídico ou cetônico está escrito à direita recebe a letra “D” (dextrógiro), e quando está mais à esquerda a letra “L” (levógiro).
Ex: glicose

•Representação: Esquematicamente:
-Fórmula: reta vertical l
-Carbonila: círculo O
-Hidroxilas: traços perpendiculares
-Grupo CH2OH: traço de base _
-Hidrogênios: não são representados

Reações dos Glicídios

Sendo poliálcoois-aldeídos e poliálcoois-cetonas, as oses devem apresentar as reações dos álcoois e dos aldeídos ou cetonas.

Principais Glicídios

1) Glicose, glucose, dextrose ou açúcar de uva
É aldo-hexose de fórmula C6H12O6. É o açúcar de uvas, frutos e pode ser obtido industrialmente pela hidrólise do amido. A glicose da alimentação é que faz o açúcar no sangue, e sua concentração se mantém (aumentando ou diminuindo) pela ação de hormônios (insulina-produzido pelo pâncreas) que a controlam. Ex: vitamina C (variação enzimática da glicose).

2) Frutose ou levulose.
Cetose comum de fórmula C6H12O6. É encontrada no mel e frutos e também obtida por hidrólise de polissacarídeo chamado inulina. Usado na fabricação de alimentos. Ex: mel.

3) Sacarose, açúcar da cana ou açúcar comum.
 É um dissacarídeo C12H22O11. É encontrado na cana e beterraba, e formado também pela condensação de uma molécula de glicose e frutose e  eliminação de uma mol.de água. É açúcar não redutor.

4) Lactose ou açúcar do leite.
Dissacarídeo de fórmula C12H22O11 encontrado no leite e resultado da condensação de uma glicose + galactose. É açúcar redutor que dá origem ao ácido lático.

5) Celulose:
Polissacarídio de fórmula (C6H10O5)n, com massas moleculares de 400.000u. Celulose existe em todos os vegetais e algodão é celulose pura. É formadas pela condensação de um grande número de moléculas de glicose. As verduras, frutas, cereais fibrosos contém quantidades menores de celulose. Somente os animais herbívoros digerem a celulose. A digestão dela pelos humanos ajuda o bolo fecal e processos digestivos. Ex:fabricação de tecidos, películas fotográficas e algodão-pólvora (explosivo).

6) Amido.
Polissacarídeo de fórmula (C6H10O5)n com massa molecular de 60.000u e 1000.000 u. É encontrado em vegetais (cereais, arroz, milho, trigo) e raízes (batata, mandioca). É a reserva alimentar dos vegetais. É formado pela condensação de moléculas de glicose. Em contato com iodo apresenta uma coloração violeta escura.

7) Glicogênio.
Polissacarídeo formado pela condensação de moléculas de glicose. Fórmula de estrutura ramificada. Encontrado em músculos e no fígado constituí reserva. Quando o organismo necessita de glicose, converte o glicogênio em glicose.

Adoçantes Artificiais e Naturais

Adoçantes artificiais: são os produzidos através de processos industriais específicos.São divididos em:
- sacarina
- aspartame
- ciclamato
- acesulfame-K

Adoçantes naturais: são os extraídos diretamente de plantas ou produzidos por via biotecnológica. São divididos em:
- esteviosídeo
- sorbitol
- manitol
- sucralose

Mais sobre adoçantes:
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/tiposdeadocantes/

Um pouco sobre Diabetes

O Diabetes é uma doença tão antiga quanto à humanidade. Suas causas permaneceram desconhecidas até o fim do século IXX. Hoje em dia, sabe-se que a diabetes afeta o mecanismo energético do organismo. O diabético tem dificuldade para absorver a energia dos alimentos. Isso ocorre por uma deficiência de produção ou utilização da insulina. Existem dois tipos principais de diabetes melito. Ambos se caracterizam pelo excesso de açúcar no sangue. A insulina é produzida por células especializadas do pâncreas chamadas ilhotas de Langherans. Depois de uma refeição, a taxa de açúcar no sangue se eleva. O pâncreas secreta insulina, que faz com que a glicose penetre nas células. Não se conhece bem o mecanismo de ação da insulina, mas sabe-se que esse hormônio se fixa em receptores membranosos das celulas-alvo. De alguma maneira, a insulina da à senha aos receptores para que abram as portas para a glicose. O diabetes se traduz por um transtorno do metabolismo dos glicídios, que ocorre quando o organismo não produz suficiente quantidade de insulina, ou não consegue utilizá-la com eficácia, no primeiro tipo de diabetes melito, o pâncreas não produz insulina suficiente.

Ácidos Nucléicos
Os ácidos nucleicos são macromoléculas de natureza química, formadas por nucleotídeos, grupamento fosfórico (fosfato), glicídio (monossacarídeo / pentoses) e uma base nitrogenada, compondo o material genético contido nas células de todos os seres vivos.
Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.


E mais:

Vídeo com uma explicação rápida sobre Glicidios
http://www.youtube.com/watch?v=zeYvyJBxKSw

Vídeo Párodia dos Glicídios
http://www.youtube.com/watch?v=J2sBWSFoIzQ&feature=related

Alunas: Caroline e Marina   n˚: 8 e 26
Prof: Miramar
Série: 3˚A

Nenhum comentário:

Postar um comentário