quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HIDROCARBONETOS

Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente de carbono e hidrogênio, que também são chamados hidrocarburetos, carboidretos, carbetos, carburetos ou carbonetos de hidrogênio.
ALCANOS


                                  Alcanos são utilizados na preparação da gasolina.

Eles são utilizados, dentre outras coisas, como matéria-prima para a preparação de muitos compostos na indústria petroquímica e também como combustível.

ALCENOS

Utensílios domésticos provenientes do eteno


Mas para que servem os alcenos?

Você já se perguntou de que são feito os plásticos, tão usados em nosso dia-a-dia? Borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e até mesmo explosivos são obtidos através de alcenos.
O eteno costuma ser utilizado como anestésico em intervenções cirúrgicas e no amadurecimento forçado de frutas verdes (estas tomam a cor natural das frutas maduras quando em
contato
 com o gás) e ainda na preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc.

ALCINOS
 O etino ou acetileno é utilizado como matéria-prima na produção de ácido acético e outros compostos de carbono. Esse hidrocarboneto é importantíssimo na indústria. O acetileno (que pertence à classe dos alcinos e também conhecido como etino) é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
O PVC é muito conhecido no mercado pela variedade de
produtos, como os tubos e conexões tão essenciais nas construções. O filme de PVC, por exemplo, é usado para armazenar ou para transportar alimentos in natura, crus, processados ou até prontos. Quem nunca viu este tipo de filme na cozinha de sua casa?
É aquele usado para embalar carnes, frios, queijos, bolos, doces, frutas e verduras, pratos prontos, sanduíches e mais uma série de coisas.



Filmes PVC são usados na culinária para embalar alimentos.


Aí você pode se perguntar, por que ele é útil para essa finalidade?
Ele mantém o alimento à temperatura ambiente, fazendo com que não se estrague e ainda protege de insetos oportunos, e na geladeira, não  que o alimento exale seu cheiro. Já o PVA, é um polímero sintético usado como adesivo para materiais porosos. A cola branca (ou cola escolar) e a “cola amarela” usada para colar madeira são exemplos  de aplicações de PVA.




 ALUNAS:
Andressa Camargo Silva.                      Nº03
Míriam Gabriela Caetano Silva.           Nº27
SÉRIE: 3° 'A'
PROFESSORA: Miramar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário