sábado, 4 de dezembro de 2010

A História da Química Orgânica

                  INTRODUÇÃO A QUÍMICA ORGÂNICA

 A Química Orgânica é uma divisão da Química que foi proposta em 1777 pelo químico alemão Torbern Olof Bergman. A química orgânica era definida como um ramo químico que estuda os compostos extraídos dos organismos vivos.
Torbern Olof BergmanEm 1807, foi formulada a Teoria da Força Vital por Jöns Jacob Berzelius. Ela baseava-se na idéia de que os compostos orgânicos precisavam de uma força maior (a vida) para serem sintetizados.
Jöns Jacob Berzelius em 1828, Friedrich Wöhler , discípulo de Berzelius, a partir do cianato de amônio, produziu a ureia; começando, assim, a queda da teoria da força vital. Essa obtenção ficou conhecida como síntese de Wöhler. Após, Pierre Eugene Marcellin Berthelot realizou toda uma série de experiências a partir de 1854 e em 1862 sintetizou o acetileno. Em 1866, Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno e, assim, é derrubada a Teoria da Força Vital.
Friedrich WöhlerPercebe-se que a definição de Bergman para a química orgânica não era adequada, então, o químico alemão Friedrich August Kekulé propôs a nova definição aceita atualmente: “Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono”. Essa afirmação está correta, contudo, nem todo composto que contém carbono é orgânico, por exemplo o dióxido de carbono, o ácido carbônico, a Grafite, etc..., mas todos os compostos orgânicos contém carbono.
Friedrich August Kekulé  e essa parte da química, além de estudar a estrutura, propriedades, composição, reações e síntese de compostos orgânicos que, por definição, contenham carbono, pode também conter outros elementos como o oxigênio e o hidrogênio. Muitos deles contêm nitrogênio, halogênios e, mais raramente, fósforo e enxofre.
                  
               DESENVOLVIMENTO E A  HISTÓRIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

As substâncias encontradas na natureza eram divididas na antiguidade, em três grandes reinos:
  • Vegetal
  • Animal
  • Mineral
Tanto o reino vegetal como o reino animal são constituídos por seres vivos ou orgânicos.

   Apesar de serem conhecidas várias substâncias extraídas de produtos naturais, a Química como ciência, teve início no fim da Idade Média com o nome de "alquimia".

   Os alquimistas, como eram chamados os primeiros pesquisadores tinham como objectivo:
  •  transformar qualquer metal em ouro - princípio chamado de "pedra filosofal"
  • encontrar o "elixir da  vida", para prolongar a vida.
   O médico Paracelso (Suiço) que também actuava no campo da alquimia, afirmou, que "o homem é um composto químico, cujas doenças são decorrrentes das alterações desta estrutura, sendo necessários medicamentos para combater as enfermidades."

   Foi o início do uso de medicamentos para curar as enfermidades da época (séculos XVI e XVII).

Somente no século XVIII foram extraídas várias substâncias a partir de produtos naturais, além daquelas  anteriormente conhecidas (vinho, fermentação da uva e os produtos obtidos pela destilação de várias outras substâncias).
Neste mesmo século - no ano de 1777-,  a química foi dividida em duas partes de acordo com Torben Olof Bergmann:
  • Química Orgânica -  estudava os compostos obtidos directamente dos seres vivos
  • Química Inorgânica - estudava os compostos de origem mineral.

·        Entretanto, o desenvolvimento da Química Orgânica era prejudicado pela crença de que, somente a partir dos organismo vivos - animais e vegetais - era possível extrair substâncias orgânicas. Tratava-se de uma teoria, conhecida pelo nome de "Teoria da Força Vital", formulada por Jöns Jacob Berzelius, que afirmava: "a força vital é inerente da célula viva e  o homem não poderá criá-la em laboratório."

·           Em 1828, após várias tentativas, um dos discipulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de ureia. Estando no laboratório, Wöhler aqueceu o composto mineral "cianato de amónio" e obteve a "ureia", composto orgânico, derrubando assim, a Teoria da Força Vital.
 
·           Após o êxito desta experiência vários cientistas voltaram ao laboratório para obter outras substâncias orgânicas e verificaram que o elemento fundamental era o carbono.

     Em 1858 Friedrich A. Kekulé definiu a Química Orgânica como sendo a parte da química dos compostos do carbono.

·           Nos dias de hoje, são conhecidos milhões de compostos orgânicos e diariamente, devido às pesquisas para a obtenção de novas substâncias, o número de compostos orgânicos aumenta consideravelmente.

 Video explicativo de uma olhada e muito bom

 Video descontração pessoal fazendo paródia sobre química orgânica


Alunos:Paulo Júnior e Húrbio 
Nº 31-19
Professora: Miramar 
3° "A"

4 comentários:

  1. e esse ai merece 10 em kkkkkkkkkkkkkkkkk (paulo junior)

    ResponderExcluir
  2. deixei em diferente fontes pois o proprio blog tava dando bugs na hora da postagem !!obrigado a todos pela comprensão (paulo junior)

    ResponderExcluir